Barbearias parisienses e inglesas do século XIX inspiram projeto em Caxias do Sul (RS)

Assinado pela arquiteta Cristina Mioranza, empreendimento de alto padrão segue conceito clássico no décor

 

A tradição de mais de 80 anos da família de Nelson Camassola em barbearias foi o ponto de partida para o projeto desenvolvido pela arquiteta Cristina Mioranza, do C2 Arquitetos, em Caxias do Sul (RS). A profissional criou um espaço único de cuidado para o homem, inspirado nas barbearias parisienses e inglesas do início do século XIX. Retrô, aconchegante e integrado ao complexo de beleza Nelson Studio, no Centro da cidade, o empreendimento foi pensado para clientes que buscam dinamismo e exclusividade.

 

Com 120m², a decoração da Nelson Barbearia abusa de madeiras, couros e melaminas, seguindo o pedido do proprietário, que queria algo lúdico e tradicional. O piso e paredes receberam porcelanato em madeira no formato Chevrom e todo mobiliário foi confeccionado em estilo clássico para conferir elegância e reforçar a tradição do local. Entre as soluções hidráulicas, as pias de lavagem foram colocadas em um canto específico da barbearia e não junto às bancadas, como se usava originalmente.

 

No décor, a arquiteta optou pelo uso de papel de parede para receber uma galeria de fotos que conta a história da barbearia da família Camassola desde 1935. O mesmo papel de parede também envolve o móvel do bar para conforto dos clientes. Outro destaque charmoso do espaço é o móvel do barbeiro, que ganhou aplicação de couro e madeira marchetada. As bancadas e espelhos, fabricadas no estilo clássico, seguem a mesma pegada, com madeira natural, marchetaria e couro.

 

A paleta de cores harmoniza perfeitamente com o conceito clássico do espaço. Cristina Mioranza escolheu cores escuras e masculinas, como marrons e beges, que conferem personalidade e não pesam no ambiente. O projeto luminotécnico complementa o espaço: um rasgo central ilumina o trabalho dos barbeiros e luminárias pontuais foram dispostas em cada bancada para melhor visualização dos clientes. Além disso, as cinco cadeiras dos barbeiros foram posicionadas em distâncias pré-estabelecidas para garantir a boa circulação no espaço.

 

Crédito do projeto:

Arquiteta Cristina Mioranza – C2 Arquitetos

Rua Abramo Pezzi, 195, sala 01 – Caxias do Sul (RS).

Telefones: (54) 3028-4284 | 3028-4282

E-mails: atendimento@c2arquitetos.com.br, cristina@c2arquitetos.com.br

Site: www.c2arquitetos.com.br

 

 

Crédito do fotógrafo:

Fabio Grisson

 

Principais fornecedores:

Conimpel Móveis

Palladios

Select Paper

Portobello – revestimentos

Daikin – ar condicionado

 

Veja mais fotos no link abaixo:

http://www.c2arquitetos.com.br/projetos/nelson-studio-

C2 Arquitetos - Cris Mioranza Arquitetura Ltda.

Leave a Reply