Biennale di Venezia – Arte

La Biennale di Venezia – Biennale Arte

Data: 09.05 – 22.11.2015 – Horário: 10hs – 18hs – Fechado segundas-feiras –  www.labiennale.org

 

A cidade se impõe por si só
A arte entra e conjuga o verbo
Viva Veneza!

Já estive em Veneza na Itália a alguns anos atrás, porém a experiência de viver uma bienal nela é diferente.

Por toda a cidade temos mostras e obras, mas nos pavilhões do Arsenale e Giardino a coletânea da 56* Exposição Internacional de Arte fica evidente e sobrepõe tudo que já tinha visto antes!

89 países participantes, sob a curadoria de Okwui Enwezor, com 136 artistas , 89 participando pela primeira vez  e 159 obras. O tema é ‘All the World’s Futures‘, traduzindo: Todos os Futuros do Mundo.

Uma bienal de arte é lúdica, realista, efêmera, contraditória. Tudo ao mesmo tempo!

Cada artista fala de uma forma e nós, leigos, tentamos entender.
Eu sempre foco no que sinto. Quando o meu coração bate mais forte, é porque algo faz sentido para mim. Mas apreciar a técnica usada, o que a arte diz, qual a intenção do artista, são premissas básicas para o entendimento da arte. Arte contemporânea tem sempre um motivo, um porque, uma explicação.

Uns chocam mais, outros embelezam, uns apenas dizem, outros ainda demonstram. Essa leitura de contrapontos é que faz dela uma grande exibição!

O Brasil está presente com três nomes importantes das artes plásticas e visuais,  Berna Reale, Andre Komatsu e Antonio Manuel,  selecionados pelo curador Luiz Camillo Osorio. ‘Numa mostra política, com o título É Tanta Coisa Que Não Cabe Aqui, os três construíram um lugar de aprisionamento como crítica a uma falsa liberdade em que transita o indivíduo contemporâneo’, cometa o site Brasileiros. http://brasileiros.com.br/2015/05/artistas-dao-toques-finais-no-pavilhao-brasileiro-em-veneza/

Como disse, Veneza por si só já é uma arte, com a biennale, então…
Sonhos podem virar realidade!

Fico por aqui, até a próxima!

Cris Mioranza

Veneza, 22/06/2015

C2 Arquitetos - Cris Mioranza Arquitetura Ltda.

Leave a Reply