Chicago, cidade do blues ou arquitetura?

Estive em Chicago em 2004 e de lá para cá – tirando o acervo monumental de arquitetura da cidade e o blues&jazz – muita coisa mudou!

Chicago, ao contrário das demais cidades do EUA, possui escala humana, ou seja, é agradável ao cidadão. Mesmo sendo a cidade dos arranha-céus ou “Skyscrapers“, ela possui ruas largas, avenidas, boulevares, parques e um traçado muito bem planejado.

Com o incêndio que a destruiu em 1870, obrigou-se a iniciar do zero, ou seja, foi totalmente reprojetada urbanisticamente.  Arquitetos como Sullivan, mais tarde Frank Lloyd Wright são uns dos nomes que fazem parte da história. Além disso, abriu-se uma porta enorme para arquitetos do mundo todo, principalmente alemães, que vieram da antiga Bauhaus (escola alemã de arquitetura) e ficaram por aqui. Mies Van der Rohe, foi um deles!

As histórias são tantas que podemos ficar horas falando sobre isso, mas Chicago é mais!

Seus parques, bares, restaurantes, museus, blues e jazz fazem a festa por aqui.

Agora é verão e os parques oferecem, além de uma magnífica infraestrutura, shows gratuitos à população que ocupam todos os espaços. Picnics, passeios e atrações turísticas fazem parte da vida dos cidadãos e por consequência dos visitantes de Chicago.

Confira no site: http://www.chicagoparkdistrict.com/

Os museus da cidade com obras importantes de acervo próprio, além de exposições temporárias que valem a pena o passeio e a imersão cultural.

Dicas:

* Não deixe de experimentar a “Garrett Popcorn” e a “Deep Dish Pizza” na Lou Malnalti’s, que fazem parte da tradição.

* “Brunchs” aos domingos são tradicionais também, como em todo os EUA.

* O passeio de barco pelo “Chicago River‘ é imperdível, além de ver toda a arquitetura imponente da cidade, sua ‘skyline‘ deixa qualquer um sem palavras. Água verde límpida!

Com acesso fácil pois a cidade é plana, caminhar é uma excelente opção, bem como metrô, trens e ônibus. Passear na orla do Lago Michigan com a revitalização de uma parte grande da cidade é fundamental. O local é lindo e tem muita arquitetura contemporânea para ser apreciada.

Por hoje era isso!

Até a próxima!

Cris Mioranza

Chicago, 29/07/2015

 

C2 Arquitetos - Cris Mioranza Arquitetura Ltda.

Leave a Reply