Cores na Decoração

Cores da Decoração

As cores são responsáveis  pelo aspecto visual da sua casa, bem como podem ajudar e expressar emoções, sua personalidade e melhorar as boas energias de um ambiente.
O gosto por algumas cores é questão de preferência pessoal, porém, o uso delas na decoração precisa ser feito com planejamento.
Existem formas diferentes de usar cores na decoração. Uma delas é colocar os tons pontualmente em algumas partes da casa, dando um toque de alegria ao ambiente.
* Decoração colorida monocromática: Feita a partir de uma cor do círculo cromático que varia a sua tonalidade – com mais preto adicionado (mais escura) ou com mais branco adicionado (mais clara). Para a decoração colorida do banheiro, essa combinação é a mais indicada, pois não sobrecarrega o ambiente. Por exemplo,  escolha diferentes tons de azul ou de verde, para compor o jogo de toalhas e itens decorativos que ficarão em cima da bancada.
* Combinação de cores análogas: Criada a partir de cores próximas no círculo cromático. Como exemplo temos o azul, uma cor mais básica, e podemos combiná-la com as duas cores seguintes a ele, que no caso seriam o azul-esverdeado e o azul-violeta. Esta combinação pode ser bem usada em ambientes como cozinhas e escritórios, nos quais uma combinação monocromática não terá tanto destaque.
* Combinação de cores complementares: É a de mais alto contraste e a que mais gostamos de fazer. Funciona ao se utilizar cores contrárias no circulo cromático. Essa combinação para uma decoração colorida funciona melhor em espaços maiores, em que uma grande variação de cores não ficará tão cansativa.

C2 Arquitetos - Cris Mioranza Arquitetura Ltda.

Leave a Reply