C2 Arquitetos Blog

C2 Arquitetos Blog

Arquitetura corporativa ajuda na expansão dos negócios

 

Arquiteta Cristina Mioranza mostra exemplos reais de como investimentos têm retorno comercial

 

Existe uma máxima antiga que continua atual e verdadeira: a propaganda é, sim, a alma do negócio. Falar da própria empresa, e mostrar seus diferenciais ao público e clientes, é uma tarefa necessária num mercado cada vez mais competitivo – e que pode ser realizada dos mais criativos modos. Um deles é comunicar-se por meio da arquitetura corporativa.

Um projeto inteligente para ambientes comerciais traz inúmeras vantagens para o negócio. A primeira delas é otimizar o aproveitamento do espaço, tornando a rotina de trabalho muito mais eficiente e funcional. Depois, permite alinhar estrategicamente o ambiente aos públicos-alvo que se pretende atingir. Da mesma forma, ajuda valorizar os produtos ali ofertados, no caso do comércio; ou agregar valor a quem usufrui dos serviços prestados pelo estabelecimento. Conheça três histórias que comprovam esses resultados:

Em Caxias do Sul, o C2 Arquitetos, comandando por Cristina Mioranza, assinou, recentemente, a revitalização de um tradicional complexo de beleza da cidade. O Nelson Studio ganhou um projeto de interiores cuja premissa era trazer ainda mais bem-estar para ofertar aos clientes uma experiência diferenciada de uso. Especificamente para o público masculino frequentador do studio, criamos um ambiente especial de cuidado estético para homens. A novidade mostrou seu retorno de forma inquestionável nos negócios: o espaço destinado a esse perfil de cliente foi duplicado e viu seu movimento crescer em 120% após a reforma.

 

 

O escritório C2 Arquitetos assinou, também, o showroom da Pro Marmo – revenda de pedras localizada em Garibaldi, na Serra gaúcha. O projeto segue o estilo contemporâneo, enfatizando a estética clean, para deixar os materiais em evidência, além de criar um ambiente convidativo. O investimento estratégico trouxe retorno garantido. “Já possuíamos o estoque das mais variadas chapas de pedras para apresentar a nossos visitantes, mas não o material de forma aplicada. O novo showroom melhorou nossa comunicação comercial com o especificador, seja ele arquiteto, designer ou cliente final”, explica o diretor da Pro Marmo Rodrigo Tonello Rizzardo.

 

    

 

Arquitetura de experiência

Diante de um mercado bastante competitivo, como é o caso das academias, a renovação da estrutura pode ser um fator determinante para fidelizar e, principalmente, ampliar o quadro de clientes. Foi este desafio que o escritório C2 Arquitetos assumiu junto à Performa Academia, de Caxias do Sul. O trabalho – realizado em etapas, sem a necessidade de que o estabelecimento deixasse de atender seus frequentadores – teve um elemento condutor muito importante: fazer com que o espaço deixasse de ter um visual datado, o que exigiria repaginações constantes. Um dos aspectos marcantes é a nova iluminação empregada: ganham destaque a iluminação ambiente e a cênica, esta última voltada para eventos que a academia possa receber.

   

Quando concebido por profissionais qualificados e especializados, um projeto de arquitetura corporativa transforma-se em um investimento com retorno garantido, afirma Cristina Mioranza, amparada pela solidez dos resultados alcançados pelos projetos de seu escritório. “Sua colaboração vai muito além das questões estéticas do ambiente, e permite ao estabelecimento comunicar com clareza seus diferenciais ao público – conquistar e agregar novos clientes por conta deles”, diz.